A MTU apresentou seu novo motor diesel série 8000 de 16 cilindros para motor marítimo que tem uma potência máxima de 8.000 kW, esse novo motor foi baseado em motores da serie 10000 de 20 cilindros (com uma saída de poder máxima de 10.000 kW) são os motores de propulsão vendidos em sua classe de potência para os navios de guerra, barcos e grandes iates para mais de 1 milhão horas de funcionamento.
Motor com uma potência máxima de 8.000 kW a 1.150 rpm de característica de baixo consumo, equipado com sistema de injeção eletrônica Common Rail e modulo de controle eletrônico do motor tornam possível para alcançar os níveis de consumo de combustível de menos de 200 g/kWh resultando em uma redução substancial dos níveis de consumo e de emissão de combustível.
Tecnologia MTU – controle eletrônico do motor
Motores da série 8000 são monitorados e controlados por um sistema de gerenciamento eletrônico do motor, projetado para garantir o controle ideal de todas as funções para fornecer uma análise e diagnóstico de funcionamento remoto.
O sistema de funcionamento remoto (RCS) e sistema de monitoramento e controle (MCS) podem ser facilmente conectados ao sistema de gestão do motor, usando as interfaces fornecidas.
Dados do motor MTU 16cc 8000:
Potência de saída: máx. 8.000 kW
Saída por cilindro: máx. 500 kW
Deslocamento: 278 litros
Furo: 265 mm
Curso: 315 mm
Velocidade nominal: 1150rpm
Dimensões: CxLxA aprox. 5698 x 2040 x 3375 milímetros
Peso: 42toneladas (seco)
Relação potência-peso: 5,2 kg/ kW
Consumo específico de combustível: 196 g/kWh a potência nominal
188 g/kWh, no melhor ponto de eficiência
Pressão eficaz média: 28,8bar
Velocidade do pistão: 12.1 m/s
Sistema de injeção de combustível: Common Rail
Aspiração: Turbo compressor quádruplo MTU ZR
Intervalos de manutenção: tempo entre revisões (TBO): 72.000 horas com um
Perfil de carga padrão