A EDC, unidade de comando eletrônico, regula as funções do sistema de injeção de tal forma que o motor forneça o torque exigido. Os motores com um sistema diesel controlado eletronicamente, combinam máximo desempenho dinâmico, com mínimo consumo de combustível e baixos níveis de emissão de poluentes e ruídos.
Sistema onde um acumulador de alta pressão fornece combustível a todos os cilindros por meio de seus injetores. Enquanto os outros sistemas de injeção a diesel geram a pressão do combustível para cada injeção separadamente, o Sistema Common Rail separa a geração de pressão da injeção. Assim, o combustível fica disponível constantemente na pressão necessária para a injeção.
Para uma combustão limpa e eficiente, a massa de combustível injetada deve sempre ter correspondência precisa com a massa de ar que entra no cilindro. Com a ajuda do sensor de fluxo de massa de ar, o controle eletrônico do motor registra a massa de ar exata que entra na câmara de combustão.
O turbocompressor de gases do escapamento usa a energia destes gases para comprimir o ar aspirado. Desta forma, o motor recebe uma massa de ar maior, na qual uma quantidade correspondentemente maior de combustível pode ser injetada. Assim, o desempenho do motor e o torque máximo aumentam.
Proporciona na partida em motores a diesel modernos com mais rapidez e menos ruídos e emissões. Os novos sistemas de baixa tensão e fazem a correspondência precisa entre o desempenho do aquecimento e os requisitos do motor. Em conjunto com uma estratégia de injeção otimizada, os sistemas de velas aprimoram o funcionamento a frio e reduzem as emissões. Eles também oferecem suporte ao aquecimento do filtro de material particulado para regeneração.
O atendimento dos limites cada vez mais rígidos de emissões de gases poluentes requer não só uma combustão que seja a mais limpa possível, mas também tratamento dos gases do escapamento. As emissões de NOx de um motor a diesel moderno são 96% menores em comparação com as de um típico veículo a diesel fabricado em 1990. O catalisador SCR (Redutor Catalítico Seletivo) reduzem em mais de 90% os óxidos de nitrogênio remanescentes. As emissões de material particulado de um motor a diesel moderno equipado com filtro são cerca de 98% menores em relação a um motor de 1990.
A sua grande gama de funções e o excelente desempenho são recursos convincentes dos motores de arranque. Eles são ideais para uso em uma gama extremamente ampla de veículos: com motores a gasolina ou a diesel, e com transmissão manual ou automática. Devido às suas dimensões compactas, eles são tão fáceis de instalar no veículo quanto o motor de arranque tradicional.
O princípio operacional do sistema Start/Stop é tão simples quanto eficiente: quando o veículo para, o motor é desligado automaticamente. Para dar a partida no motor novamente, tudo o que você precisa fazer é pisar no pedal da embreagem ou, no caso de veículos com transmissão automática, tirar o pé do pedal de freio. No tráfego urbano real, a redução do consumo de combustível e dos níveis de emissão de CO² pode ser de até 15%.
O termo "thermal management" significa uma otimização do balanço energético do veículo. Mantendo a temperatura do motor constante, proporciona uma redução do consumo de combustível e, consequentemente, uma redução das emissões.