Atualmente, mais de 30% da frota circulante dos veículos comerciais no
Brasil, já estão equipados com injeção eletrônica diesel. São veículos
que costumam adquirir alta quilometragem logo nos primeiros anos de uso.
Quando o sistema de injeção eletrônica apresenta sinais de ineficiência
o motor fica com pouco rendimento, a marcha lenta fica irregular, e a potência
do veículo diminui
Carros e equipamentos com injeção eletrônica possuem uma luz no painel
que se acende em caso de pane no sistema. Se ela acender, o indicado é
levar para uma oficina o mais rápido possível. No entanto a,
Ouro Diesel indica sempre uma manutenção preventiva contra problemas
futuros, evitando acidentes e danos materiais ocorridos durante o dia de
trabalho do proprietário e do responsável técnico, entre outros.
Desta forma, a verificação e manutenção preventiva destes sistemas
são fundamentais para garantir a segurança, além de contribuir para a redução
do consumo de combustível e da emissão de poluentes.
No painel de instrumentos do veículo tem uma luz que acende para avisar
sobre qualquer anomalia no sistema. Geralmente, o motorista ainda tem tempo
de levar o veiculo ou equipamento a um lugar seguro depois que a luz acende.
O diagnóstico de falhas é realizado por meio de equipamentos eletrônicos,
do tipo
scanners, que analisam todo o sistema eletroeletrônico do veículo.
Os sintomas que indicam avarias no sistema de injeção eletrônica são falta
de potência e torque, consumo elevado de combustível, falha de funcionamento
do motor, excesso de fumaça, cilindro com funcionamento incorreto devido
a um injetor danificado, entre outros.
As tecnologias automotivas recentes, como a injeção eletrônica diesel,
exigem novas práticas. A manutenção destes sistemas requer equipamentos
de teste de alta qualidade, precisão e conhecimento de especialistas. O
conceito da Ouro Diesel chega justamente para garantir um alto nível de
qualidade no atendimento aos veículos diesel equipados com sistemas eletrônicos.
O laboratório da Ouro Diesel integra e repassa tecnologia em injeção eletrônica, tendo estrutura física para reparos
diesel, em equipamentos específicos, técnicos capacitados e especialistas
em diagnóstico.