A contaminação do diesel pode comprometer a produtividade dos equipamentos e acarretar falhas prematuras de bombas, bicos e unidades injetoras.
O uso de diesel contaminado por água ou de má qualidade diminui a vida útil podendo ocasionar graves danos ao motor prejudicando a performance do equipamento e provoca danos a médio prazo.
Schedule Oil Sampling - Retirada Programada de Amostras de Óleo é o maior programa de monitoramento de fluídos do mundo, estando presente em todos os continentes representado no Brasil pela Sotreq. O laboratório utiliza de tecnologias que visam à redução de custos na manutenção de máquinas e equipamentos, otimizando o resultado operacional de seus clientes.
O Laboratório possui mais de 35 anos de experiência na análise de fluidos de equipamentos Caterpillar e similares, e mais de 3 milhões de amostras processadas das mais variadas marcas e aplicações, atuando nos diversos mercados para análise de óleo, tais como: Agrícola, Construção leve e pesada, Energia, Indústria naval, Locomotivas, Mineração, Petróleo, Marítimo, entre outros.
Teor de biodiesel
Neste teste, verificamos se o óleo diesel contém a quantidade adequada de biodiesel especificada pela legislação brasileira vigente.
Teor de enxofre
Medimos o teor de enxofre no óleo diesel e verificamos se ele está de acordo com o produto informado na amostra.
Contagem de partículas
Neste processo, é possível verificar se o código ISO está correto para óleo diesel. A variação deste código pode indicar contaminação de certos processos, como abastecimento e armazenamento.
Viscosidade a 40 graus
Medimos a viscosidade do óleo diesel a 40 graus para obter informações sobre eventuais contaminações.
Cor
Através deste teste, é possível averiguar o uso correto do diesel em determinada especificação de acordo com a sua cor.
Água por Karl Fischer
Verificamos quantitativamente o teor de água contido no óleo diesel, contaminação extremamente prejudicial aos equipamentos.
Análise de elementos de desgaste e aditivação
Examinamos o combustível em busca de elementos de desgaste que possam indicar necessidade de manutenção no sistema de injeção e também a presença de aditivos indispensáveis ao óleo diesel.