Conheça a diferença entre os sistemas de injeção eletrônica diesel

(EUI) - UNIDADE INJETORA

O sistema UI integra a bomba de alta pressão e o injetor em uma só unidade compacta para cada cilindro do motor. A UI substitui o conjunto porta-injetor dos sistemas convencionais, dispensando o uso de tubos de alta pressão, o que possibilita atingir elevados valores de pressão.
Cada unidade esta instalada no cabeçote do motor e realiza a injeção de combustível diretamente em cada cilindro. A injeção é controlada por meio de uma válvula eletromagnética de acionamento rápido, essa válvula é controlada pela unidade eletrônica de comando que determina o melhor momento e o volume adequado de combustível que será injetado para cada condição de funcionamento eficiente e seguro, que inclui funções de diagnose do sistema.

(UP) - UNIDADE DE PRESSÃO

O sistema UP é outra inovação dos sistemas de injeção eletrônica diesel. Para cada cilindro há uma bomba de alta pressão conectada diretamente a seu porta injetor. Essa bomba é acionada pelo eixo de comando do motor. Comprimindo o combustível à unidade de comando aciona eletronicamente a válvula eletromagnética, que libera a passagem do combustível sob alta pressão ao bico injetor. 

O comando eletrônico, que determina a quantidade e o tempo de injeção, é precisamente calculado para cada condição de rotação e carga assegurando o melhor funcionamento do motor

COMMOM RAIL

É um dos sistemas tecnologicamente mais avançados do mercado de injeção eletrônica diesel. Neste sistema, a geração de pressão e a injeção de combustível são separadas, o que significa que a bomba gera pressão que está disponível para todos os injetores através de um tubo distribuidor (rail). 

Esta pressão pode ser controlada independente da rotação do motor. A pressão do combustível do inicio ao fim da injeção são precisamente calculados pelas unidades de comando a partir de informações obtidas dos diversos sensores instalados no motor, que proporciona excelente desempenho, baixo ruído e a mínima emissão de poluentes o sistema é composto por:

-  Injetores eletrônicos (CRI) 
- Bomba de alta pressão (CP1 ou CP3) 
- Tubo Comum (RAIL) 
- Módulo de comando