Como limpar o tanque de combustível de veículos a diesel? Confira aqui!


Dicas de como deixar seus bicos injetores e unidades com maior vida útil.

Limpeza do tanque:

A abertura de um tanque é recomendada a cada dois anos, idealmente, para remoção de borras e sedimentos. Essa operação requer que o tanque fique fora de serviço por 3 a 15 dias, a depender do tamanho do tanque e dos meios utilizados na limpeza. Depois de feito o esvaziamento do tanque é necessário manter os seus bocais abertos e fazer uma ventilação forçada ou tiragem forçada dos vapores do combustível remanescentes dentro do tanque.

A lavagem do tanque deve ser feita por um profissional, utilizando para isso óleo diesel. Nunca proceda a uma lavagem de tanque utilizando água e sabão, pois os dois são contaminantes para o diesel, e qualquer resquício de água ou sabão pode desencadear um novo processo de contaminação.
A limpeza das mangueiras e filtros presentes no tanque de combustível podem ser feitas da mesma maneira, lembrando sempre de utilizar apenas diesel para essa lavagem.

Somente depois de concluída essa etapa e assegurado que a atmosfera no interior do tanque tenha deixado de acusar explosividade, é que a limpeza propriamente dita poderá ser iniciada.
A sujeira então acumulada na bacia de drenagem exigirá, no entanto, a entrada de pessoal para sua remoção. Não é recomendado o uso de detergente na operação de limpeza.

Alguns especialistas propõem o uso de água levemente adicionada de hipoclorito de sódio (água sanitária), devido a sua ação bactericida. No final da limpeza, o fundo do tanque deverá ficar seco antes de receber o óleo diesel.

A pintura interna do tanque precisa ser mantida em bom estado. O procedimento de limpeza de tanque tanto de base primária de uma distribuidora, posto de serviço ou ponto de abastecimento juntamente com a destinação dos resíduos resultantes, deve seguir as determinações específicas de cada órgão estadual. Para ter a garantia de um trabalho bem feito procure sempre um profissional para fazer a limpeza do seu tanque.

Quando for abastecer, sempre procure por postos de combustível que possuam sistemas de filtragem do diesel, e confira a cor do combustível que passa pelo filtro. É importante trocar regularmente o filtro do seu veículo!